terça-feira, 19 de abril de 2011

Modern Magick



Donald Michael Kraig, 1988


Escrito em 1988 este livro rapidamente se tornou uma unanimidade entre os ocultistas sérios e pode ser considerado como o mais novo dos livros clássicos sobre o universo da prática mágica. Outro motivo para nossa surpresa é que este não é um livro extremamente profundo sobre nenhum dos muitos assuntos que aborda. Talvez por isso mesmo ele tenha ganhado o respeito dos estudiosos, pois é uma introdução sem igual à imensidão de conhecimentos que podem ser aprofundados posteriormente pelo próprio estudante. De fato, se houvesse algo como uma escola de magia, este sem dúvida seria o livro base do primeiro ano. Se você tem pouca ou nenhuma experiência, ou se quer estudar ou rever o que conhece começando do princípio, então não existe outro livro mais indicado do que Modern Magic de Donald Michael Kraig.

O livro e estruturado em lições, cada uma dividia em várias partes que devem ser bem absorvidas antes de se seguir adiante. Apesar de onze as lições aqui expostas, são necessários pelo menos três anos de empenho para se completar o livro. Donald Kraig o concebeu a partir de um curso baseado nos principios da Golden Dawn que ele tem ministrado, testado e refinado nos últimos vinte anos. Ele está repleto de exercícios, técnicas e rituais para guiar os iniciantes e relembrar os magistas experientes de princípios muitas vezes renegados a segundo plano, mas sem os quais nenhum sucesso real pode ser esperado. O conteúdo do curso, como dissemos, é um panorama geral por todo o vasto campo de conhecimento do ocultismo. O leitor se depara com rituais de iniciação, meditação, banimento, cura, talismãs, viagens astrais, visualização criativa, mitologia, palavras de poder, magia elemental, magia enoquiana,  yoga, numerologia, astrologia, poderes mentais, defesa contra ataque psíquicos, evocação de espíritos, Cabala, magia sexual, consagração dos instrumentos mágicos, assunção de formas deuses, entre muitas outras coisas. De forma que no final do curso o leitor pode dizer que conhece na prática um mínimo de cada uma destas tradições, de modo que possa decidir o que vai explorar a seguir. Cada capítulo é encerrado com uma bibliografia termática para facilitar esta educação continuada e no final do livro temos ainda uma bibliografia comentada para aumentar ainda mais o leque de estudos.

A segunda edição de Modern Magic, lançada em 2010 é imensamente superior a primeira. O fato é que o lançamento da primeira edição do livro automaticamente ganhou a atenção da comunidade ocultista internacional, e o autor recebeu inúmeras cartas com correções e sugestões importantíssimas que foram agregadas na obra. Além disso ele recebeu também respostas de estudantes que fizeram seu curso no mundo todo e isso colaborou para uma segunda edição, não apenas mais completa, mas muito mais didática e fácil de entender.  A organização da segunda edição tornou muito mais fácil de se encontrar um assunto específico e um novo apêndice com as perguntas e respostas mais frequentes dos últimos dez anos foi incluída tornando a obra ainda mais essencial para quem quer realmente dominar a arte mágica.

Para os estudantes de longa data pode haver um impulso de ignorar os primeiros capítulos e pular direto para alguma prática magica de interesse pessoal. Não faça isso! Será muito mais enriquecedor se você puder organicamente construir seu conhecimento da forma como o autor propõe. Muitas vezes por lermos uma coisa achamos que já a conhecemos. Entretanto há uma diferença gingantesca entre ouvir falar de algo e experimentar ele na própria pele. Paciência será recompensada com um domínio muito maior das ténicas oferecidas. Para os novatos este livro é um presente dos céus. Mas como alerta seu editor, não caia no erro de tratá-lo como uma bíblia sagrada e sempre compare as lições com a opinião de outros pensadores, e mais importante, com sua própria experência pessoal. Sem isso o curso todo perde seu valor, de modo que é preciso sair da postura de leitor passivo e diligentemente fazer os experimentos recomendados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário